Instituto Superior Técnico

Guia Académico

Conceitos

Estudante do IST

São estudantes do Instituto Superior Técnico todos aqueles que estiverem validamente matriculados e inscritos num dos seus cursos ou ciclos de estudo. A identificação dos estudantes do IST é feita tendencialmente com o cartão de aluno.

Curso de 1° ciclo

Curso conducente ao grau de licenciado organizado nos termos do artigo 9° do DL 74/2006 de 24 de março, na versão republicada pelo DL 65/2018 de 16 de agosto.

Curso de 2° ciclo

Curso conducente ao grau de mestre organizado nos termos do artigo 18° do DL 74/2006 de 24 de março, na versão republicada pelo DL 65/2018 de 16 de agosto.

Curso integrado

Curso conducente ao grau de mestre organizado nos termos do artigo 19° do DL 74/2006 de 24 de março, na versão republicada pelo DL 65/2018 de 16 de agosto.

1° ciclo

Conjunto de unidades curriculares totalizando 180 créditos ECTS, correspondentes a um curso de 1° ciclo ou aos 180 créditos ECTS correspondentes ao total das unidades curriculares dos três primeiros anos letivos de um curso integrado e que confere o grau de licenciado.

2° ciclo

Conjunto de unidades curriculares, correspondentes a um curso de 2° ciclo ou aos 120 créditos ECTS correspondentes ao total das unidades curriculares dos dois últimos anos letivos de um curso integrado e que confere o grau de Mestre.

3º ciclo

Curso não conferente de grau académico, nomeadamente, Diploma de Formação Avançada, DFA, e Diploma de Estudos Avançados, DEA, (componente escolar/plano de estudos de doutoramento) e Doutoramentos.

Coordenação de Curso

Estrutura composta pelo Coordenador de curso, Comissão Científica de curso e Comissão Pedagógica de curso.

Coerência científica entre ciclos

Considera-se que existe coerência científica entre um 1° ciclo e um 2° ciclo quando as competências de formação do 1° ciclo respeitam as necessidades de formação para ingresso no 2° ciclo. A decisão sobre a coerência científica dos ciclos cabe ao Conselho Científico sob proposta das coordenações dos cursos em que os ciclos de estudos se inserem.

Matrícula

Ato pelo qual o aluno dá entrada na Universidade.

Propina

Taxa de frequência uniforme, paga pelos estudantes, às instituições onde estão matriculados e inscritos. Caso a matrícula seja cancelada até ao dia 31 de outubro, não é devido o pagamento da propina. Após essa data não poderá ocorrer devolução, suspensão ou isenção de propina. Caso o aluno apenas se inscreva em unidades curriculares do 2.° semestre, se a matrícula for cancelada até 1 mês após o início das aulas do 2.° semestre, não é devido o pagamento da propina. Após essa data não poderá ocorrer devolução, suspensão ou isenção de propina. A propina é imputada ao aluno e o IST é obrigado a proceder à sua cobrança. Ao IST é requerido, pela Autoridade Tributária, a comunicação de todas as dívidas de propinas.

Inscrição no ano letivo

Ato que faculta ao aluno, depois de matriculado, a inscrição nas diversas unidades curriculares do currículo do curso/ano/semestre. Consideram-se inscritos num determinado ano letivo, para além dos alunos que efetuem a primeira matrícula nesse ano letivo, todos os alunos matriculados no IST que, tendo estado inscritos em pelo menos uma unidade curricular no ano letivo anterior, não tenham anulado, pedido a Certidão de Registo (Diploma) ou não tenham sido prescritos. Estes alunos estão sujeitos ao pagamento de propinas.

Inscrição em unidades curriculares

Ato que permite ao aluno a frequência das unidades curriculares, ser avaliado e ter a respetiva classificação registada no seu currículo académico. A não inscrição em unidades curriculares em dois semestres consecutivos implica a caducidade da inscrição como aluno do IST. Para retomar os estudos será necessário o Reingresso.

Mudança de par instituição/curso

Ato pelo qual o aluno efetua uma matrícula e inscrição no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino, e no mesmo ou num curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, tendo havido ou não interrupção da inscrição no ensino superior.

Reingresso

Ato pelo qual o aluno efetua uma matrícula e inscrição no mesmo curso e estabelecimento de ensino, após haver interrompido a inscrição por, pelo menos, um ano letivo.

Prescrição

Ato pelo qual é suspensa a matrícula de um aluno na sequência de insucesso escolar repetido.

Precedência

Unidade curricular cuja possibilidade de inscrição é dependente da aprovação em outra unidade curricular que a precede.

Unidade de crédito ECTS

Unidade de medida de trabalho do estudante correspondente ao Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (European Credit Transfer and Accumulation System). Um ano letivo de trabalho a tempo inteiro corresponde a 60 créditos ECTS, considerando para tal o número total de horas de trabalho anuais de 1680, um crédito ECTS corresponderá a 28 horas de trabalho (inclui atividades presenciais, avaliações e trabalho autónomo).

Major

Percurso alternativo de especialização de um curso correspondendo a uma especialização principal.

Minor

Percurso alternativo de especialização de um curso correspondendo a uma especialização complementar.

Graduado estagiário

Os licenciados ou mestres pelo IST que se encontrem a realizar estágio profissional, no período de 24 meses após a obtenção do grau podem inscrever-se no IST como graduados estagiários, nos termos do artigo 46°, alínea b, do Decreto-Lei 107/2008 de 25 de junho.

Certidão de Registo

A atribuição de graus ou títulos académicos é titulada através da emissão de Certidão de Registo. As Certidões de Registo podem ser emitidas em inglês, a pedido do interessado.

Suplemento ao Diploma

De acordo com as orientações aprovadas no âmbito do processo de Bolonha e nos termos da legislação em vigor a emissão da Certidão de Registo é acompanhada por um Suplemento ao Diploma no qual constam as atividades extracurriculares exercidas a partir do início do ano letivo 2006/07, desde que o aluno o requeira e faça prova das mesmas, mediante a apresentação de documento comprovativo, não podendo estas serem em número superior de 5. As atividades extracurriculares reconhecidas no Suplemento ao Diploma estão listadas neste Guia Académico.