Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas

Inscrição em unidades curriculares isoladas (1° ciclo e 2º ciclos)

De acordo com o regulamentado no Artigo 46°-A do Decreto-Lei n° 107/2008 de 25 de junho, os estabelecimentos de ensino superior devem facultar a inscrição em unidades curriculares isoladas dos cursos que ministram a alunos inscritos noutro curso de ensino superior ou a outros interessados.

Condições para a inscrição

No processo de inscrição em unidades curriculares isoladas (1° ciclo e 2º ciclos) de qualquer curso do IST, os candidatos ficarão sujeitos a uma pré-seleção com base numa análise curricular. Para os candidatos pré-selecionados a aceitação definitiva estará dependente do resultado de uma entrevista realizada pelo coordenador do curso (ou cursos) a que se candidatam.

Restrições:

• Não é permitida a inscrição em unidades curriculares isoladas aos alunos que estiverem em situação de prescrição;
  • Aos alunos regularmente inscritos num curso do IST não é permitida a inscrição em unidades curriculares isoladas que tenham equivalência direta com unidades curriculares do mesmo curso;
  • Aos alunos que não estão regularmente inscritos num curso do IST:
    • Não é permitida a inscrição em unidades curriculares isoladas cujo somatório de ECTS ultrapasse o número máximo de 30 ECTS;
    • Não é permitida a acumulação de inscrições em unidades curriculares isoladas em número superior a metade das unidades curriculares do plano curricular em vigor.

Candidatura

A candidatura é apresentada junto dos Serviços Académicos do IST (Alameda ou Campus Taguspark), através da entrega de requerimento em modelo próprio que poderá ser obtido no local indicado ou na página da Internet; graduacao.tecnico.ulisboa.pt no campus da Alameda ou em agrhat.tecnico.ulisboa.pt no campus do Taguspark.

O requerimento de candidatura deverá ser acompanhado de:

• Documento de identificação válido;
  • Curriculum vitae – académico e profissional;
  • Certificados correspondentes às habilitações escolares;
  • Carta de motivação.

Pela candidatura é devido o pagamento dos respetivos emolumentos.

A candidatura é semestral, sendo válida apenas para o ano letivo em que ocorre.

Prazo de candidatura

O prazo de candidatura é fixado anualmente pelo Conselho de Gestão do IST, ouvida a Comissão Executiva do Conselho Científico e consta do Calendário de Prazos Académicos.