Regulamento de Marcação de Exames

No âmbito deste ponto inclui-se alguma informação relevante no que respeita à marcação de exames e de horários, cujo processo é assegurado pelo GOP, na Alameda e pela Área Académica no campus Taguspark.

Informação aos delegados / alunos / docentes

De segunda a sexta-feira existem quatro turnos de exames: 8h, 11h30m, 15h00m, 18h30m, na Alameda.

No TagusPark, durante o período de aulas, existe um turno de avaliações às quartas-feiras, das 18h30 às 20h00, que pode ser reservado para a marcação de testes.

Durante a época de exames os horários do shuttle Tagus <->Alameda serão adequados aos horários apresentados.

No Taguspark, durante o período de avaliações, existem três turnos para avaliações (exames e testes) de segunda a sexta-feira, com a duração de 3 horas: 8h00, 11h30m e 15h00.

A distribuição dos exames, por ano curricular e por turno é feita no campus da Alameda e sempre que possível, da seguinte forma:

TURNO

DIA

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
8h00 1º e 5º anos 2º ano 3º ano 4º ano 1º e 5º anos
11h30m 2º ano 3º ano 4º ano 1º e 5º anos 2º ano
15h00 3º ano 4º ano 1º e 5º anos 2º ano 3º ano
18h30m* 4º ano 1º e 5º anos 2º ano 3º ano 4 º ano

No campus do Taguspark, a distribuição das avaliações das licenciaturas e mestrados, por ano curricular e por turno, é feita da forma seguinte:

TURNO DIA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
8h00 1º ano e Mestrado 2º ano 3º ano 1º ano e Mestrado 2º ano
11h30m 2º ano 3º ano 1º ano e Mestrado 2º ano 3º ano
15h00 3º ano 1º ano e Mestrado 2º ano 3º ano 1º ano e Mestrado

As UCs transversais são exceções a esta distribuição, nomeadamente Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Análise Complexa e Equações Diferenciais, Probabilidades e Estatística, Matemática Computacional e Gestão que, devido à sua dimensão, poderão ter mais do que um turno de avaliação no mesmo dia. Estas disciplinas não ficam sujeitas ao quadro acima sendo a sua marcação feita antecipadamente em termos de dias e horas pelo GOP e pelo Conselho Pedagógico, e disponibilizado por estes em tempo útil a todos os coordenadores e delegados para marcação dos restantes exames.

São igualmente exceções a esta distribuição as UCs cujas avaliações estão sincronizadas entre os campi da Alameda e do Tagus.

Não deverão existir marcações de exame/testes sobrepostas, entre UC do mesmo ano curricular e percurso obrigatório. Nos casos de disciplinas opcionais, os estudantes devem verificar antes da inscrição as datas de avaliação. Na Época de Recurso, uma vez que o número de dias disponíveis é reduzido, não se aplicam regras de sobreposição, com excepção das referentes às UC Estruturantes, adiante descritas.

Nos casos em que as avaliações têm duração inferior a 3h, para comodidade dos alunos e docentes, a prova pode começar depois da hora de início do turno, desde que termine até à hora final do turno; por exemplo, para uma prova de 1h30 a realizar-se no turno das 8h00, a hora de início poderá ser às 9h30.

Nas datas e prazos indicados pelo GOP, os Coordenadores de Curso deverão apresentar propostas de mapas de avaliação, envolvendo os Docentes e os Delegados de Curso. No caso de não serem enviadas propostas ao GOP, serão assumidos os mapas aplicados no ano letivo anterior.

A publicação dos Mapas de Avaliações, com salas atribuídas, será efetuada no Fénix.

Informações aos Alunos

A) Horários (Manhã/Tarde)

Os horários no IST- Campus Alameda, estão divididos em períodos: Manhã/Tarde em que decorrem a maioria das aulas, consoante o ano curricular e o curso:

Tabela VII

MEMec Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde
MEQ Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde
MEMat Tarde Manhã Tarde Manhã Tarde

B) Sobrelotação das inscrições nos turnos (Fénix)

Caso os alunos quando se estão a inscrever no Fénix, verifiquem que todos os Turnos (aulas) se encontram indisponíveis para inscrição devido a estarem sobre lotados, deverão enviar um email ( gop@tecnico.ulisboa.pt) no campus da Alameda e no campus do TagusPark ( laurinda.dias@tecnico.ulisboa.pt), devendo indicar o Curso/Ano/Disciplina/Nome dos Turnos que pretendem, de forma a que possam ser abertas mais vagas.

C) Informações aos Delegados de curso/ano

Os alunos eleitos Delegados de curso/ano deverão no início de cada semestre consultar a página do GOP (gop.tecnico.ulisboa.pt, nos links Datas de Exames e Marcação de Exames) de forma a terem conhecimento das datas de exames já pré-marcadas com os docentes das disciplinas horizontais, das regras para elaboração do mapa de exames.

D) Época Especial

As datas de exame de Época Especial ficam disponíveis para consulta no Fénix, entre maio e junho de cada ano.