Instituto Superior Técnico

Guia Académico

Tramitação da Dissertação/Projeto (Mestrado)

Nesta secção explicitam-se os prazos associados à tramitação do processo das dissertações (Tabelas IV e V). Na Tabela IV detalha-se o processo de proposta e atribuição de dissertações. Existem duas fases de atribuição de propostas: uma no primeiro semestre e outra no segundo. As dissertações atribuídas até final do primeiro semestre de cada ano podem ser realizadas no segundo semestre desse mesmo ano, ou no primeiro semestre do ano lectivo seguinte. As dissertações atribuídas até ao final do segundo semestre de cada ano podem ser realizadas no primeiro ou segundo semestres do ano lectivo seguinte.

Tabela IV: Datas de submissão, candidatura e atribuição de dissertação.
RESPONSÁVEL AÇÃO MEIO FASE 1 FASE 2
1 Comissão Científica / Coordenação Convite à submissão de propostas de dissertação /projetos 30 de setembro 31 de março
2 Comissão Científica / Coordenação Fim do período de submissão de propostas de dissertação /projetos 30 de outubro 30 de abril
3 Comissão Científica / Coordenação Publicitação dos temas e orientadores de dissertações FÉNIX 15 de novembro 15 de maio
4 Aluno Candidatura a temas de dissertação  FÉNIX de 16 de novembro a 15 de dezembro de 16 de maio a 15 de junho
5 Proponentes

Comissão Cientifica / Coordenação

Seleção e atribuição de temas a alunos  FÉNIX de 16 de dezembro a 23 de janeiro de 16 de junho a 30 de junho

Na Tabela V definem-se os passos e seus prazos limite para as dissertações realizadas em qualquer dos semestres. Na Tabela V, deverá entender-se por Prazo 1º Sem. os prazos para dissertações realizadas no primeiro semestre e por Prazo 2º Sem. os prazos associados às dissertações realizadas no segundo semestre.

Tabela V: Tramitação
RESPONSÁVEL AÇÃO MEIO PRAZO 1º SEMESTRE PRAZO 2º SEMESTRE
1 Aluno Entrega da dissertação, para discussão, ao coordenador do curso. Papel e Suporte Digital 15 de maio 15 de outubro
2 Coordenação do Curso / Conselho Científico (apenas quando o Orientador é o Coordenador do Curso) Homologação do júri, impressão, assinatura e envio do formulário de constituição do júri à Área Académica. Fénix + Papel 31 de maio 31 de outubro
3 Comissão Científica / Coordenação Discussão da Dissertação (atribuição da classificação, elaboração da ata) 30 de junho 30 de novembro
4 Aluno Upload de versão final da dissertação:
Dissertação (pdf);
Resumo alargado ou Extended abstract (pdf);
Resumo (Português e Inglês) (ASCII);
Palavras-chave (Português e Inglês) (ASCII).
Tomada de conhecimento e aceitação dos termos de divulgação da dissertação.

FÉNIX

  • dissertacao.pdf
  • resumo.pdf
  • identificacao.pdf
7 de julho 7 de dezembro
5 Coordenação do Curso / Conselho Científico (apenas quando o Orientador é o Coordenador do Curso) Confirmação e verificação dos
documentos; Introdução da
classificação no Fénix; Homologação da
ata; Envio da ata para a Área
Académica.
FÉNIX
ata em papel
Até 15 de julho Até 15 de dezembro
6 Área Académica Emissão de pauta Fénix Até 31 de julho Até 31 de dezembro
7 Coordenador de Curso Lançamento da classificação na Área Académica Assinatura da Pauta Até 31 de julho Até 31 de dezembro
8 Serviços de Informática Disponibilização do resumo e palavras-chave após a homologação. Fénix

Nota: a atribuição de um tema de dissertação não substitui a inscrição na Unidade Curricular de Dissertação no respetivo semestre. O aluno tem que formalizar a sua inscrição na Unidade Curricular de Dissertação para que a nota possa ser lançada.