Instituto Superior Técnico

Guia Académico

Serviços de Informática (DSI)

Os recursos informáticos centrais do Instituto Superior Técnico são geridos pela Direção de Serviços de Informática (DSI). A DSI é responsável pela rede informática do Técnico e pelos respetivos servidores centrais, bem como pela gestão e manutenção de parte da rede da Universidade de Lisboa.
Todos os alunos recebem, durante o processo de matrícula, um nome de utilizador (username) e senha (password) — Técnico ID — que lhes permite aceder ao sistema de informação académica Fénix. Para além do acesso ao sistema Fénix, o mesmo nome de utilizador e senha permitem aceder a diversos serviços disponibilizados pela DSI. Para uma consulta mais detalhada dos serviços disponibilizados pela DSI, consultar a página dsi.tecnico.ulisboa.pt. As instruções de configuração dos vários serviços informáticos e o esclarecimento de questões sobre a sua utilização estão disponíveis no Suporte ao Utilizador da DSI em suporte.dsi.tecnico.ulisboa.pt. Todos os contactos com a DSI deverão preferen­cialmente ter lugar a partir do website do suporte, depois através de e-mail e pelo endereço dsi@tecnico.ulisboa.pt. No entanto, em caso de necessidade de contacto presencial, os serviços de atendimento do Campus da Alameda estão situados no Pavilhão Central, no primeiro corredor à direita após o átrio de entrada. No Campus do Taguspark, os serviços da DSI estão instalados no primeiro piso, sala 1.46.

Website: dsi.tecnico.ulisboa.pt
Localização (Campus Alameda): Pavilhão Central, no primeiro corredor à direita após o átrio de entrada
Localização Campus Alameda: Pavilhão Central, no primeiro corredor à direita após o átrio de entrada
Campus Taguspark: 1º piso, sala 1.46 (Bloco E)
Horário de Atendimento (dias úteis) das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Email: E-mail:
dsi@tecnico.ulisboa.pt

O Sistema de Gestão Académica e Administrativa do IST — FÉNIX

O sistema Fénix permite o acesso a informação de caráter académico e disponibiliza um conjunto de funcionalidades que simplificam o funcionamento diário da Escola. A informação e o conjunto de serviços estão em duas áreas: pública e privada. A área pública, disponível em tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino, e cujo acesso não necessita de autenticação, fornece informação sobre todas as unidades curriculares dos cursos do IST. Esta informação inclui as datas de exames e os horários das turmas. Para além disso, é disponibilizada informação específica de cada unidade curricular, como anúncios e material pedagógico.

A responsabilidade da introdução desta informação é do corpo docente das unidades curriculares. A área privada está disponível em fenix.tecnico.ulisboa.pt, e o seu acesso necessita de autenticação. O username da autenticação é da forma istnnnnn. A password deverá ser obtida junto dos serviços da Direção de Serviços de Informática do Instituto Superior Técnico (DSI). Uma vez obtido o acesso à área os alunos têm acesso a dois portais: Pessoal e Estudante. No Portal Pessoal os alunos devem atualizar os seus contactos pessoais de modo a poderem receber mensagens de correio eletrónico por parte da Escola. No Portal Estudante os alunos de 3º ciclo podem, nos períodos e nas condições necessárias, inscrever-se em unidades curriculares, nomeadamente aquelas que constam no plano de estudos do DEA, antes do início de cada semestre.

  • inscrever-se em unidades curriculares;
  • escolher as turmas e/ou turnos em que pretendem frequentar as aulas;
  • inscrever-se para a realização de testes e exames;
  • fazer a sua candidatura a seminários;
  • inscrever-se em grupos de trabalho de cada unidade curricular;
  • candidatar-se a dissertações de 2° ciclo;
  • participar em fóruns de discussão de cada unidade curricular;
  • entregar os trabalhos ou projetos de avaliação;
  • responder a fichas de trabalho;
  • consultar o seu curriculum;
  • visualizar o seu horário, que foi construído durante a escolha de turmas e /ou turnos;
  • responder aos inquéritos de avaliação pedagógica promovidos pelo Conselho Pedagógico.

No Portal do Delegado são disponibilizadas ferramentas de apoio às atividades dos delegados de curso de ano.